Realizar uma gestão participativa e de diálogo permanente com a população é uma das ferramentas para se construir metas e ações que construam uma cidade melhor para todos, e é assim que a Prefeitura de Currais Novos quer governar para que junto à população decida as ações prioritárias na administração pública, e este primeiro passo se dará com as plenárias do “Orçamento Participativo”, que teve início na noite desta segunda-feira (03) no pátio da Igreja de São Francisco.
O Prefeito e Vice-Prefeito, Odon Jr e Anderson Alves, secretários municipais, servidores, UFRN, e moradores dos bairros Dr. José Bezerra, José Dantas de Araújo, Parque Dourado, Radir Pereira e Walfredo Galvão, participaram do encontro. O secretário municipal do Gabinete, Francisco Medeiros, intermediou o debate com a população e a gestão, e o secretário de Finanças, Patrício Dantas, fez uma breve explanação sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) e Plano Plurianual (PPA).
“Este momento é de resgate da confiança das pessoas na gestão pública, e nós queremos dividir o planejamento de nossas ações com a população”, disse o Vice-Prefeito Anderson Alves, lembrando que a Prefeitura quer “governar dialogando”. A professora Fátima Silveira, moradora do Parque Dourado, elogiou a iniciativa da gestão de ir até a população para discutir o uso dos recursos públicos. “Quero elogiar a gestão pelo gesto de ouvir a população, e isso é um grande passo na administração pública”, comentou.
RECURSOS
Com a inscrição de 52 moradores na plenária da Região 1, foram escolhidos 10 delegados para participarem da Conferência Municipal no dia 28 de julho. O Prefeito Odon Jr afirmou que estas discussões junto à população é “um modelo inovador” e que é importante para que todos tenham direito à decisão no planejamento das ações da Prefeitura. “Todos os delegados eleitos nas 6 plenárias irão decidir sobre a aplicação de R$ 200 mil reais que disponibilizamos para a população definir 3 ações concretas que a Prefeitura irá executar no município em 2018”, disse o Prefeito Odon Jr.
O “Orçamento Participativo” é um processo democrático de participação no qual a Prefeitura compartilha com o povo a responsabilidade pela definição de suas ações prioritárias para que a distribuição de recursos públicos municipais aconteça de acordo com as necessidades da população. A próxima plenária do “Orçamento Participativo” acontecerá nesta quarta-feira (05) às 19h na Escola Municipal Justino Dantas, no Povoado Cruz, e deverá contar com a participação das comunidades circunvizinhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário