Pages

terça-feira, 24 de julho de 2012

Caminhoneiros marcam paralisação para o dia 25 em todo o País

No Dia de São Cristóvão, motoristas protestam por melhorias para a categoria

Caminhoneiros de todo o País devem cruzar os braços no próximo dia 25 (quarta-feira) em prol de melhorias para a categoria. A greve será realizada no Dia de São Cristóvão, protetor dos motoristas.

De acordo com Roberto Sinai, representante do Movimento União Brasil Caminhoneiro em Mato Grosso do Sul, a paralisação é espontânea e os motoristas estão sendo avisados por rádios de comunicação.

Conforme Roberto Sinai, a paralisação é por conta das seguintes situações: valor do frete e cartão frete, legislação sobre horário de trabalho e aumento de 6% do preço do óleo diesel.

Conforme informações do Movimento União Brasil, o valor do frete é muitas vezes insuficiente para manutenção dos veículos e as regras do cartão frete dificultam o transporte.

Sobre a jornada de trabalho, Sinai explica que a Lei 12619/12 impõe carga horária incompatível com a atividade. “Se for seguir à risca, o governo terá que fazer pátio para estacionar o caminhão”, fala.

“Os postos da Polícia Rodoviária Federal são insuficientes e não têm infraestrutura sanitária para atendimento do motorista”, cita Roberto Sinai, lembrando que tem aumentado a violência contra a categoria.

De acordo com Roberto Sinai, Mato Grosso do Sul tem 120 mil caminhões e 40 mil ‘flutuantes’ – veículos que não são do Estado, mas, passam por aqui. “São 40 mil entrando e saindo, desses 25 mil só na BR-163”, afirma.

A paralisação do dia 25 pode ser estendida caso as reivindicações da classe não sejam atendidas.

Para o dia 29 está sendo organizado evento com desfile de caminhões, missa campal e churrasco.

Um comentário:

  1. sou caminhoneiro e estou cada vez mais convencido de que os nossos governantes estão mesmo querendo acabar com nossa classe ate porque caminhoneiro só vota em transito por que se parar para votar não paga as contas do mês.

    ResponderExcluir