Pages

terça-feira, 31 de julho de 2012

Universitários da UFERSA vão participar da Feira do Empreendedor em Natal

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido marcará presença na Feira do Empreendedor para mostrar o trabalho das incubadoras mantidas pela instituição. No stand da UFERSA vão estar a Incubadora do Agronegócio de Mossoró – IAGRAM e, a Incubadora Multissetorial de Empresas do Sertão do Cabugi, a INEAGRO CABUGI.


Além disso, na próxima quinta-feira, 2, no segundo dia da Feira 75 estudantes da UFERSA vão marcar presença com a visitação aos stands da Feira do Empreendedor e participação nas palestras. Dois ônibus, um cedido pela UFERSA e outro pelo SEBRAE vão transportar os estudantes até Natal. A saída será às 8h da manhã, da Guarita do Campus Leste da UFERSA Mossoró. A Feira do Empreendedor começa nesta quarta-feira, no horário das 14h às 22h.
“Queremos oferecer um leque de oportunidades para aqueles que possuem uma ideia incipiente de montar um negócio, quem já está com a ideia amadurecida e também os empresários que planejam expandir. Esperamos que, após a visita, todos saiam bem sedimentados”, disse o diretor superintendente do Sebrae no Rio Grande do Norte, José Ferreira de Melo Neto.
Com expectativa de atrair um público estimado em 10 mil pessoas, o evento conta com o patrocínio do Banco do Brasil, Correios, Banco do Nordeste, Caixa, Sistema Fiern, Sistema Fecomércio, Senac e Governo do Estado e Governo Federal. O Sebrae e esses parceiros realizaram um investimento de R$ 1,7 milhão na Feira do Empreendedor, cujos pilares estão focados no programa Sebrae 2014, visando as oportunidades do Mundial de Futebol, e o comportamento empreendedor, levando em conta a questão socioambiental.
A Feira do Empreendedor terá doze salões setoriais com modelos de negócios
“A Feira do Empreendedor vem incentivar esse espírito empreendedor aguçado do potiguar, em sintonia com a dinâmica da economia do Rio Grande do Norte e do país”, confirma o gerente da Unidade de Acesso a Mercado do Sebrae-RN e coordenador geral do evento, Eduardo Viana.  Estão previstas mais de 200 palestras na grade da programação oficial, com destaque para o Espaço Sebrae/UnP, que disponibilizará 11 palestras sobre empreendedorismo para um público de 800 pessoas. Já o Cine Empreendedor terá uma mostra de 12 filmes com o mesmo enfoque, abordando diversas áreas. A maratona de capacitações ocupará 15 salas simultaneamente.
No último dia, acontece a Rodada de Negócios do Território Mato Grande, das 15h às 21h, e visa aproximar empresas, associações e cooperativas atendidas pelo Território da Cidadania Mato Grande de compradores locais. Serão ofertados produtos, como frutas tropicais, peixe, hortaliças agroecológicas, doces e geléia de frutas em caldas. Serão 13 empresas âncoras (compradoras) e 18 ofertantes, somando 87 reuniões já agendadas.

A Feira do Empreendedor é uma excelente oportunidade para quem planeja abrir um negócio, desenvolver uma ideia ou renovar um empreendimento. Para receber os visitantes uma superestrutura foi montada no Centro de Convenções de Natal para oferecer atendimento, orientação empresarial, informações, capacitações e modelos de negócios, que vão inspirar os futuros empreendedores.

A Feira do Empreendedor do Rio Grande do Norte vai ocupar uma área de 4,4 mil metros quadrados do Centro de Convenções para apresentar aos visitantes sugestões de negócios baseadas na dinâmica dos investimentos em curso no estado, em tendências locais e nacionais de empreendedorismo e no mapeamento das demandas de negócios feito em todos os bairros de Natal e cidades circunvizinhas, sobretudo na Região Metropolitana.

 Os salões, que apresentam propostas de negócios viáveis, foram concebidos a partir das oportunidades da Copa de 2014. A Feira terá doze espaços (Salão de Franquias, Salão do Agonegócio, Salão da Construção Civil, Salão do Comércio e Serviço, Salão do Turismo, Salão de TI, Salão da Produção Associada ao Turismo, Salão de Responsabilidade Social, Salão de Têxtil e Confecção, Salão da Sustentabilidade, Salão das Incubadoras e Salão Parceiros), que vão estimular a criatividade de quem sonha em ter uma empresa própria ou renovar aquela que já está instalada.

 A partir do segundo dia do evento, serão realizadas rodadas de negócios. A primeira será a Rodada de Serviços de Crédito, que ocorrerá nos dias 2 e 3 de agosto. A proposta da rodada é facilitar a escolha das linhas de crédito disponíveis para cada situação e perfil de empreendedor. Serão seis instituições Financeiras: Bancos do Brasil, do Nordeste, Caixa, Bradesco, Agência de Fomento do Rio Grande do Norte (AGN) e a cooperativa de crédito de empresários Unicred/Credcom. Até agora, já existem 94 empresas inscritas para participar da rodada. Serão agendadas 108 reuniões por dia, sempre das 15h às 21h, totalizando 216 agendamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário