Pages

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Espetáculo Hoje é Dia de Valsa abre a programação do Agosto da Alegria 2012 em Mossoró

imagePeça produzida com alunos da rede estadual de ensino resgata festas da cidade nos anos 1940

Uma celebração da Mossoró de antigamente, com suas valsas, personagens, sons e peculiaridades. É isso que propõe o espetáculo “Hoje é Dia de Valsa”, que estreia na próxima terça-feira feira (01), na Arena Zé de Diana, às 19h, em Mossoró. A peça fica em cartaz até o dia 5 de agosto e abre o Agosto da Alegria 2012, programa do Governo do Estado realizado pela Secretaria Extraordinária de Cultura (Secult/FJA). O espetáculo foi produzido com a participação de alunos da rede estadual de ensino de Mossoró.

Escrito e dirigido por Carlos Leonardo de Paula, “Hoje É Dia de Valsa” é um espetáculo ambientado na Mossoró dos anos 1940, época em que as festas públicas e privadas que aconteciam na cidade eram chamadas de “valsas”. Nessas reuniões, não se tocava necessariamente o gênero musical europeu, mas sim o forró, o xote e o xaxado. Tendo como ponto de partida essa época, a peça apresentam situações e personagens peculiares e divertidos. Entre as figuras típicas do imaginário da cidade está Dona Joana dos Paredões, personagem que dirigia uma das valsas mais concorridas de Mossoró, interpretada na peça pela atriz Joriana Pontes. Outro personagem da cultura popular de Mossoró retratado no espetáculo é o boêmio João Batista de Amorim, mais conhecido por Duíte. Folião veterano que foi o criador da tradicional agremiação carnavalesca Homem do Chocalho, Duíte foi figura fácil nas valsas e folias de rua por mais de cinquenta anos, sempre acompanhado pelos seus 41 filhos.

Essas e muitas outras histórias são revividas com uma boa dose de humor, por meio dos diálogos entre os personagens. No texto, o tom saudosista é um mecanismo que evoca as mais genuínas tradições folclóricas de Mossoró, do Rio Grande do Norte e do Nordeste. A tradição artística nordestina também está presente na música do espetáculo, sob a regência de Kleber Dimazzio, no figurino de Joãozinho Escóssia e dos estilistas Paulo Pedrosa, Rodrigo Delfino e Jonas Dantas, e no cenário inspirado na arte da xilogravura. A direção artística é de Joãozinho Escóssia.

As apresentações de “Hoje É Dia de Valsa” começarão fora do palco, com um cortejo cultural partindo da Estação das Artes Elizeu Ventania, no centro de Mossoró, às 18h. O cortejo, repleto das cores e formas que compõem as principais festas populares de Mossoró como as marchinhas carnavalescas, o Cortejo da Liberdade e a Festa de Santa Luzia, percorrerá todo o Corredor Cultural do centro. A parada final é na Arena Zé de Diana, onde a peça será encenada, a partir das 19h.

Peça abre o Agosto da Alegria

A peça “Hoje é Dia de Valsa” marca o início da programação do Agosto da Alegria 2012, programa do Governo do Estado por meio da Secretaria Extraordinária de Cultura (Secult/FJA). Dentro das ações do projeto, durante todo o mês de agosto será realizada uma extensa programação cultural dedicada às áreas de música, teatro, dança, atividades folclóricas e parafolclóricas e discussões acadêmicas. Serão cerca de 600 eventos de fomento à cultura, que vão mobilizar 160 grupos folclóricos e 18 mil participantes, em Natal, Mossoró e Caicó.

Promovido e realizado pela 12ª Diretoria Regional de Educação, Cultura e Desportes (DIRED), o espetáculo “Hoje é Dia de Valsa”, conta com a participação de cerca de 1.200 alunos da rede estadual de ensino de Mossoró, integrantes do programa Mais Educação, do Governo Federal. Na peça, as crianças e adolescentes cantam, atuam e tocam instrumentos como violino e percussão, emprestando ao espetáculo um colorido e uma sonoridade particular.

Serviço

Espetáculo “Hoje É Dia de Valsa” – Abertura do Agosto da Alegria 2012 em Mossoró

De 01 a 05/08

18h – Cortejo Cultural. Saída: Estação das Artes Elizeu Ventania

19h – Apresentação da peça “Hoje É Dia de Valsa” – Arena Zé de Diana

Nenhum comentário:

Postar um comentário