Pages

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Reunião de trabalho apresenta ações para implantação de programa de enfrentamento às drogas

imageA governadora Rosalba Ciarlini participou na manhã desta quarta-feira (25) de uma reunião de trabalho, envolvendo várias Secretarias de Estado, na Governadoria, para apresentar as ações que serão desenvolvidas dentro do Programa RN Vida, que será lançado pelo Governo do Estado no dia 9 de agosto.

O RN Vida é uma ação do Governo do Estado que visa o enfrentamento às drogas, articulando as atividades das Secretarias de Estado que lidam com o tema, tais como as Secretarias de Educação; de Saúde; de Trabalho, Habitação e Assistência Social; de Justiça e Cidadania e de Segurança Pública. As ações integradas serão direcionadas em quatro eixos: prevenção, cuidado, reinserção social do usuário e repressão ao tráfico.

O RN Vida foi concebido em parceria com a Assembleia Legislativa, Ministério Público Estadual, Tribunal de Justiça do Estado, UFRN, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Departamento de Polícia Federal para enfrentar um dos mais graves flagelos da vida contemporânea: o consumo e abuso do álcool e outras drogas, com destaque para o crack.

“Não se trata de um programa só do Governo do Estado. O Governo está à frente, coordenando as ações. Entendemos que precisamos fazer alguma coisa tanto na parte de prevenção, no tratamento, na recuperação do usuário e também na repressão contra as drogas”, explicou a governadora. “O RN Vida é o Rio Grande do Norte contra as drogas e esse trabalho precisa da colaboração de todos. Estamos convocando todas as entidades, a imprensa, federações, igrejas, clubes de serviço, para que cada um dê sua parcela de contribuição”.

As ações também serão voltadas ao atendimento de usuários e dependentes de drogas, seus familiares e à capacitação de profissionais da educação, da saúde, da assistência social e do sistema de segurança e defesa social. O programa atua também na repressão do tráfico de drogas.

“Pela primeira vez, em 25 anos de funcionalismo público, estou vendo a aglutinação de todos os setores do Governo numa ação de enfrentamento às drogas. Prevenir é uma ação sábia, mais inteligente para encarar o problema. O Governo do RN esta de parabéns pela iniciativa”, disse o presidente do Conselho de Educação, João Mendonça, que fez a explanação das atividades que serão executadas pela Secretaria de Estado da Educação.

Também fizeram apresentação das ações representantes das secretarias envolvidas. A Secretaria de Estado da Defesa Social vai contar com a participação da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Escoteiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário