Pages

terça-feira, 24 de julho de 2012

Corpos estranhos no nariz e ouvidos, um perigo para as crianças

Caravana da Saúde EscolarMomentos de muitas descobertas e curiosidade, em que o próprio corpo é mais um ambiente a ser explorado, marcam as experiências dos primeiros anos de vida das crianças. E é justamente neste período que os pais devem ficar atentos a disponibilidade de objetos pequenos ou cortantes, que podem machucar ou ser introduzidos nos ouvidos e nariz, durante as brincadeiras.

Inflamações ou asfixias causadas por corpos estranhos são umas das principais urgências em otorrinolaringologia e que deixam famílias desesperadas num momento de acidente.

“É importante que o pai mantenha a calma e leve a criança imediatamente para um médico e que, principalmente, não tente retirar ou mexer ele mesmo no objeto, pois corre o risco de introduzi-lo ainda mais no organismo”, alerta a médica Iana Radace.

A especialista explica ainda que a introdução de objetos no ouvido também pode causar lesões e gerar danos à audição. No caso de objetos colocados nos orifícios do nariz, o perigo, além da obstrução inicial, é também o da aspiração do material para o pulmão.

Durante as visitas do projeto Caravana da Saúde às escolas, todas as crianças passam pelo exame de otoscopia, em que é observada tanto a presença de corpos estranhos como a de lesões no ouvido.   

“A introdução de corpos estranhos é mais notificada em casos de urgência, mas durante as consultas da Caravana já tivemos muitos casos de crianças que haviam colocado brinquedos pequenos no ouvido há dias e até meses, e, sem que os pais percebessem, sentiam dores e vinham convivendo com o incômodo”, destaca a assistente social da Caravana, Carmen Firmino.

A assistente social explica que, se possível, a remoção já é feita pelo médico no próprio atendimento  da Caravana na escola. Mas, em casos mais complexos, os estudantes são encaminhados para a realização de todos os procedimentos necessários na sede do Instituto Pedro Cavalcanti (IPC), ONG executora do projeto.

A Caravana da Saúde está no Conjunto Santarém

Até a próxima quinta-feira (26), o projeto Caravana da Saúde Escolar, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS), em parceria com o Instituto Pedro Cavalcanti (IPC), visita a Escola Municipal Maria Madalena, no conjunto Santarém, zona norte da cidade.  

Os atendimentos são realizados nos horários regulares de aulas, nos turnos da manhã e tarde, para facilitar o acesso dos professores e estudantes aos exames e consultas de saúde visual, vocal e auditiva com os especialistas da ação.

Aos profissionais são oferecidas consultas com otorrinolaringologistas e fonoaudiólogas e exames de laringoscopia e espectrografia vocal. Aos alunos, consultascom oftalmologista, fonoaudiólogas e otorrino, mais exames de audiometria, otoscopia, tonometria, auto refração computadorizada e testes de acuidade visual.

Além disso, a Caravana da Saúde Escolar conta ainda com o trabalho de contrapartida do IPC, que disponibiliza, quando necessário, também exames complementares e cirurgias a todos os pacientes atendidos.


Serviço

Escola Municipal Maria Madalena

Av. Votuporanga, n° 404, conjunto Santarém, bairro Potengi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário