Pages

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Governadora Rosalba Ciarlini e secretária Betania apresentam balanço da Educação

imageO Governo do Estado reuniu a imprensa na manhã desta quinta-feira (26) para apresentar um balanço da gestão na Educação do Rio Grande do Norte. Ao lado da governadora Rosalba Ciarlini, a secretária de Estado da Educação, professora Betania Ramalho detalhou as ações realizadas nos 17 meses de governo e anunciou uma série de medidas para suprir as necessidades das escolas, que estão com falta de professor. Entre as ações, a secretária destacou a convocação, em segunda chamada, de 944 professores aprovados no último concurso, que deve ser publicada no Diário Oficial do Estado até este o próximo sábado (28).

A governadora Rosalba Ciarlini ressaltou o trabalho que vem sendo feito na área da Educação. “Nós estamos nesse esforço imenso e é muito importante que a imprensa possa participar desse processo de reconstruir, recuperar e dar um passo à frente em relação a nossa educação. O esforço, a dedicação e o ideal da secretária Betania nos contagia, para fazermos uma educação de qualidade”, disse a Governadora. “O nosso objetivo é ofertar vagas e disponibilizar meios para que os jovens tenham um ensino de qualidade e que nenhum fique sem estudar”, concluiu a governadora.

Serão convocados 372 professores para 1ª e 2ª Dired´s, regionais Natal e Parnamirim, que juntas englobam 16 municípios; 255 para 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 16ª Dired´s, regionais Nova Cruz, São Paulo do Potengi, Ceará-Mirim, Macau e João Câmara, que juntas agregam 54 municípios; 101 para 7ª, 9ª e 10ª Dired´s, regionais Santa Cruz, Currais Novos e Caicó, que juntas totalizam 31 municípios; 97 serão convocados para 8ª, 11ª e 12ª Dired´s, regionais Angicos, Assú e Mossoró, que juntas possuem 24 municípios; e 119 para 13ª, 14ª e 15ª Dired, regionais Apodi, Umarizal e Pau dos Ferros, que englobam 42 municípios.

Foram anunciados ainda investimentos da ordem de R$ 215 milhões até 2014, somente para o Plano de Ações Articuladas do Ministério da Educação, além de outros R$ 23 milhões repactuados do PAR 2007-2010, que não foram utilizados pela gestão anterior. Outros 92 milhões de dólares, serão investidos, a partir de 2013, através do projeto RN Sustentável, com recursos do Banco Mundial. Esses investimentos serão feitos na melhoria do Processo Ensino-Aprendizagem e na integração da educação pública com a agenda do desenvolvimento regional do Estado.

Em relação à infraestrutura das escolas, somente na atual gestão, 33 unidades da rede estadual foram reformadas e entregues à população. 34 escolas estão com reformas em execução ou sendo construídas e outras 20 estão com processo de licitação aberto para iniciar as reformas até outubro. Outras 40 escolas passam por reparações, com serviços de manutenção hidráulica, elétrica, troca de piso, cobertura e esquadrias. Além disso, o Governo do Estado também está construindo 10 Centros de Educação Profissional distribuídos por todas as regiões.

No transporte escolar, 146 novos ônibus já foram adquiridos e devem ser entregues neste segundo semestre. Eles vão reforçar a frota que já havia recebido em março 130 ônibus. Os veículos foram adquiridos por meio do pregão eletrônico do Ministério da Educação e a Secretaria de Educação do Rio Grande do Norte e apenas aguarda a entrega.

O Governo também está investindo na modernização da Secretaria de Estado da Educação. Um dos passos importantes nesse sentido foi a implantação do novo Sistema de Gestão de Pessoal da SEEC, o SAGEP, que por sua vez será interligado ao Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEduc), criado a partir da customização do SIGAA, da UFRN. Esse novo sistema integrado está sendo implantado, inicialmente, nas 10 maiores escolas estaduais de Natal.

Durante a coletiva, a secretária Betania Ramalho lembrou ainda que o Programa de Educação da SEEC é sustentado por dois pilares: política educacional e valorização dos professores. “E uma prova disso foi o aumento salarial de 63,77%, concedido ao magistério entre setembro de 2011 e março de 2012. Um aumento como esse não foi registrado em nenhum estado do Brasil e isso se deve a ações que vão além do discurso”, disse a professora.

Ela falou ainda sobre as ações que vem sendo feitas na área pedagógica, citando programas importantes como o Ensino Médio Inovador; Ensino Médio Noturno Diferenciado de Educação Empreendedora, como o Despertar; o programa Conquista, para corrigir distorções de idade/série; os cursinhos preparatórios para vestibular; e o Pronatec, que semente nos três últimos semestres abriu mais de 15 mil vagas em cursos profissionalizantes para os estudantes da rede estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário