Pages

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Em reunião com entidades rurais, Governo promete ações para o campo

imageNesta quarta-feira (25), às 09:00h, foi promovido o primeiro encontro da comissão formulada na segunda-feira (23), pela governadora Rosalba Ciarlini e as principais entidades rurais do Rio Grande do Norte, e que foi organizada para debater os temas do setor agropecuário.

Promovida na sede da Secretaria de Agricultura do RN (Sape), a reunião contou com a presença do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do RN (Faern), José Álvares Vieira, do presidente da Anorc, Júnior Teixeira, do vice- presidente do Sindileite, Francisco Belarmino, do presidente do Sinproleite, Marcelo Passos, e de representantes da Fetarn, Sebrae e do Banco do Nordeste.

Na pauta, reivindicações sobre a compra de bagaço de cana, pelo governo, para amenizar a falta de alimentação do rebanho potiguar, uma maior participação da administração estadual nos pedidos à Conab no que se refere aos carregamentos de milho para o RN, a desoneração tributária para as indústrias de leite, o aumento do tempo na chamada tarifa verde da Cosern, e um preço justo pago aos produtores que fornecem ao Programa do Leite.

De acordo com o secretário de Agricultura, Betinho Rosado, algumas dessas medidas poderão ser postas em prática nos próximos dias. “A compra do bagaço e de outros insumos que poderão servir de volumoso para o gado é uma boa idéia. Analisaremos e acredito que elas poderão surtir efeito. Sobre a desoneração das indústrias, preciso conversar com o titular da Secretaria de Tributação, José Airton, e estudar uma melhor forma de atender esse pleito. Sobre o milho na Conab (que não chega ao RN por conta de logística no transporte) convocaremos na próxima segunda-feira (30), às 16h, aqui na Sape, as entidades rurais e os senadores do estado para pedirmos um apoio em Brasília”, pontuou o secretário Betinho Rosado.

Leite fica para segunda-feira

Na conversa com os representantes das entidades rurais, o secretário da Agricultura, acompanhado do diretor da Emater, Ronaldo Cruz, resolveram que seria melhor deixar para a próxima segunda-feira (30) a palavra final sobre os rumos do Programa do Leite e as especulações sobre a compra de leite em pó pelo governo.

De acordo com o presidente da Federação da Agricultura, José Vieira, algumas informações precisam ser analisadas pelo governo. “Teremos outra rodada de debates na segunda-feira e acredito que teremos as dúvidas resolvidas nesse dia. E quero acreditar que a governadora Rosalba Ciarlini estará sensível aos nossos pleitos. Um pedido que é de toda uma cadeia produtiva”, finalizou Vieira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário