Pages

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

BRASIL E ESTADOS UNIDOS FIRMAM ACORDO PARA APRIMORAR SEGURANÇA EM AEROPORTOS

Um acordo firmado entre autoridades do Brasil e dos Estados Unidos deve aprimorar a segurança aérea internacional nas medidas de controle em aeroportos. O ministro da Defesa do Brasil, Nelson Jobim, e a secretária de Segurança Interna norte-americana, Janet Napolitano, assinaram ontem (19) o documento na presença de representantes da Empresa de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e da agência para a Segurança do Transporte Aéreo (TSA).

As informações são da BBC Brasil. Pelo acordo, a colaboração entre os dois países deverá ser fortalecida em áreas como desenvolvimento de novas práticas de monitoramento, teste de equipamentos de segurança e capacitação de profissionais.

"De maneira conjunta, a comunidade internacional está criando uma base para a segurança internacional do século 21, que deixará o tráfego aéreo mais seguro do que nunca", disse a secretária.

“Estou ansiosa para trabalhar mais de perto com meus colegas brasileiros para dar continuidade ao nosso trabalho conjunto para proteger melhor o sistema aéreo internacional.”

Janet elogiou o apoio brasileiro ao projeto da Organização da Aviação Civil Internacional (Icao, na sigla em inglês) que determina novos parâmetros para evitar ataques terroristas em aviões.

O tema da segurança aérea ganhou força nos Estados Unidos após a tentativa de atentado de 25 de dezembro de 2009, por um jovem nigeriano que pegou um voo entre Amsterdã e Detroit. Após o atentado frustrado, os Estados Unidos promoveram cinco reuniões internacionais para melhorar a segurança aérea. No Brasil, o assunto é tratado como prioridade depois de casos recentes envolvendo aeronaves. fonte:Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário