Pages

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Outubro Rosa eleva procura por consultas na Liga Contra o Câncer

As campanhas para alertar sobre a doença estão surtindo efeito e, o mais importante, chegando às populações mais carentes.

A campanha Outubro Rosa já começa a mostrar resultados. Enquanto no mês de setembro, a Liga Norteriograndense Contra o Câncer recebeu 2.130 telefonemas para marcação de consultas, em outubro, até esta quarta-feira (20), já havia recebido 5.400 ligações. “Esse aumento comprova o grande êxito da campanha”, afirma o superintendente da Liga, Roberto Sales, prevendo que até o final deste mês o número deverá triplicar em relação ao mês passado.

Se a procura aumentou, os casos diagnosticados de câncer de mama também. De janeiro a agosto deste ano o número chega a 379. A previsão do Ministério da Saúde é de 540 novos casos no Rio Grande do Norte este ano. Mas, segundo o médico Roberto Sales, a estatística poderá até ultrapassar essa previsão.

Na opinião do superintendente da Liga, tanto a campanha Outubro Rosa como as demais que visam alerta à população a procurar o médico estão surtindo efeito e, o mais importante, chegando às populações mais carentes. “Tanto é que a gente percebe que ao longo dos anos houve uma inversão de como esses pacientes estão chegando ao serviço de saúde. Antigamente, os casos chegavam em estágio mais avançados. Hoje, a maioria é de casos mais iniciais”, reforçou.

A Liga Norteriograndense Contra o Câncer realiza 200 mamografias por mês, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Este é o teto do convênio com a Secretaria Estadual de Saúde. Para realizar o exame, a Liga possui dois mamógrafos. Mas, mesmo na rede privada o número de equipamentos disponíveis no Rio Grande do Norte é pequeno para atender à demanda. Em Natal existem apenas seis (incluindo os dois da Liga), dois em Mossoró, um em Caicó e um em Pau dos Ferros.

A situação do câncer de mama no Brasil chega a ser alarmante. De acordo com o médico Roberto Sales, a previsão do Instituto Nacional do Câncer (INCA) é que sejam diagnosticados este ano no Brasil 49.240 novos casos da doença. E que 11.860 pessoas morram de câncer de mama em 2010.

O câncer de mama também acomete o homem, apesar de ser um percentual baixíssimo – entre 1% e 2%. Praticamente a totalidade é formada por mulheres. O médico chama a atenção para o problema, já que não existe prevenção para este tipo de câncer. “O que existe é o diagnóstico precoce. Daí a importância da paciente procurar o seu médico ou o serviço de saúde para realizar o exame, caso seja necessário”, destaca, lembrando ainda da importância do auto-exame: “ninguém deve menosprezar o auto-exame, que pode ser o primeiro passo para se detectar a doença”.

Números da Liga – média mensal (2010)

Novos pacientes – 2.922

Consultas – 7.883

Internações – 890

Cirurgias – 743

Aplicações de radioterapia – 15.791

Aplicações de quimioterapia – 2.707

Novos casos diagnosticados – 482

Mamografias – 200

Obs.: 68% dos procedimentos da Liga são realizados através do Sistema Único de Saúde (SUS), o restante pela rede privada e convênios.

fonte:nominuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário