Pages

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Governo aumenta IOF para conter a alta do real

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou hoje (18) duas medidas para conter a crescente valorização da moeda brasileira ante o dólar. O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) passou de 4% para 6% sobre investimentos de estrangeiros em renda fixa. O governo também aumentou de 0,38% para 6% a alíquota do IOF cobrado sobre a margem de garantia dos investimentos estrangeiros no mercado futuro.

Segundo Mantega, atuar sobre esse mercado é fundamental para conter a alta do real. A taxa de câmbio é formada fundamentalmente no mercado de derivativos. O capital especulativo de curto prazo será o que mais sofrerá com os aumentos das taxas, segundo o ministro. “Nós queremos diminuir o apetite, principalmente dos aplicadores de curto prazo”.       

Mantega disse que não há garantias de que a desvalorização da moeda americana em relação à brasileira acabará. “Estamos atenuando o excesso de valorização”. Para o ministro, a medida anterior de aumentar o IOF de 2% para 4%, no dia 4 de outubro, sobre os investimentos estrangeiros, não foi ineficiente. Na avaliação dele, sem essa atitude, a valorização do real teria sido ainda maior.      

Novas medidas para conter a alta do real não estão descartadas, de acordo com Mantega. “Temos que dosar o remédio de modo que ele não seja excessivo”, disse ao defender que as medidas em relação ao câmbio sejam graduais.       

Mantega disse, no entanto, que uma solução definitiva para a “guerra cambial” passe por um acordo internacional para regular o tema. “Vamos ter que achar uma solução em conjunto”.

Como medida adicional para conter a desvalorização do dólar, o governo vem comprando dólares no mercado à vista. A moeda norte-americana fechou o dia cotada a R$ 1,666. E tem valorização de 4,42% no ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário