Pages

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Ações de combate à seca são destaques no RN em Movimento de hoje

O Governo do Rio Grande do Norte investe recursos para amenizar os efeitos da estiagem. Na edição desta quinta-feira (28) do programa de rádio RN em Movimento, a governadora Rosalba Ciarlini fala sobre esse assunto.

Além de retomar as obras da adutora do Alto-Oeste, o Governo do Estado está ampliando a capacidade da adutora Monsenhor Expedito e assinou ordens de serviço para a construção de três pequenas adutoras no Seridó. Estão em andamento também a perfuração e a recuperação de poços e o conserto de equipamentos de dessalinização da água. Outra medida é garantir auxílio financeiro aos pequenos agricultores que perderam a safra.

A governadora Rosalba Ciarlini destacou a importância das medidas que estão sendo tomadas, mas lembrou que elas não são suficientes para resolver o problema da seca. “Isso é o que estamos fazendo até o momento, mas tenho certeza que muito mais poderemos fazer. Em parceria com o exército estamos levando água nas áreas afetadas”, disse a Governadora. “Também estamos com programa de construção de cisternas, começando a equipar poços. Começamos por aqueles que são poços públicos, servirão a comunidades e assentamentos. Além disso, muitos dos poços, por estarem em uma região semi-árida, têm água salobra, pesada, que precisa de dessalinizadores. Estamos recuperando aqueles que encontramos quebrados e vamos também colocar mais dessalinizadores. Essa é a nossa preocupação”.

Ainda no programa, o quadro “Fala Potiguar” traz a participação de André Medeiros, de 30 anos, morador do bairro de Lagoa Nova, em Natal. Ele perguntou o que está sendo feito para melhorar o serviço público de saúde. “Realmente reconhecemos que na saúde ainda tem muito a ser feito, mas já conseguimos avançar em alguns pontos. No interior não tinha um hospital especializado, agora nós já temos o Hospital da Mulher na região Oeste”, explicou a Governadora. “Estamos também avançando com a Telemedicina. Todas as cidades do Rio Grande do Norte já estão com a Telemedicina para o exame cardiológico. Além disso, avançamos também com o SAMU. Todas aquelas ambulâncias que encontramos no pátio, cobertas de poeira, abandonadas, elas estão hoje já no interior. Como também a questão dos medicamentos. Estamos trabalhando um novo programa, onde através da UNICAT, num convênio com os Correios, levaremos o medicamento diretamente na casa do paciente”, explicou a governadora Rosalba Ciarlini.

O programa RN em Movimento vai ao ar de segunda a sexta, às 7h, em rádios de Natal e do interior do Rio Grande do Norte. Ele também pode ser ouvido no site oficial do Governo do Estado: www.rn.gov.br, onde também é disponibilizado para download.

Cliqueaqui e ouça o programa RN em Movimento de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário