Pages

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Confederação da Pesca reúne especialistas para debater reivindicações da categoria

Na semana em que o Brasil comemora o Dia Nacional do Pescador, 29 de junho, a Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA), sob o comando do seu presidente, o potiguar Abraão Lincoln, reúne especialistas de todo o Brasil para debater os principais desafios do setor. Os debates fazem parte do Encontro Nacional de Pesca Artesanal e Aquicultura Familiar, que ocorre nesta terça (26) e quarta-feira (27), em Brasília, e contará com a presença do ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella.

Entre as principais reivindicações da CNPA estão o fim do compartilhamento das decisões sobre política pesqueira entre os Ministérios da Pesca e o do Meio Ambiente; a criação de um fundo nacional do setor; e mais investimento para a modernização da frota.

O Brasil conta com uma costa de quase oito mil quilômetros e capacidade para produzir 20 milhões de toneladas de pescado por ano, segundo a meta para 2030. Além disso, o setor pesqueiro pode gerar cerca de 3,5 milhões de empregos diretos e indiretos e injeta R$ 5 bilhões no Produto Nacional Bruto.

Apesar de todo o potencial, representantes da pesca cobram mais investimento, principalmente para a qualificação profissional e implantação de novas tecnologias. “Falta qualificação profissional e novas tecnologias, algo que o mundo já exercita e a gente não. Hoje milhares de famílias vivem diretamente da pesca. Só no sistema confederativo e suas afiliadas são 100 mil pescadores, que ainda pescam como São Pedro pescava”, ressaltou Abraão Lincoln. Para Lincoln, “As autoridades precisam ver que quem necessita do mar está fora do processo compensatório. Quando hidrelétricas são instaladas, os pescadores ficam fora, enquanto isso pessoas que não têm nada a ver com o processo são beneficiadas pelos royalties e compensações ambientais”, esclareceu.

A Confederação também defende a renovação e implementação de novas tecnologias nas frotas brasileiras. “Precisamos acompanhar o desenvolvimento do mundo. Os pescadores artesanais de outros países estão desenvolvendo muito mais que a gente por causa da tecnologia”, disse Abraão Lincoln.

Dentro das comemorações pelo Dia Nacional do Pescador haverá amanhã (26), às 9h, no Palácio do Planalto, a posse do novo Conselho Nacional de Aquicultura e Pesca para a gestão 2012/2014. A solenidade será conduzida pelo ministro Crivella.

Nenhum comentário:

Postar um comentário