Pages

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Governo do Estado firma contrato para execução do projeto do Centro Histórico de Natal

imageFoi firmada na tarde desta quinta-feira (28), uma parceria entre Governo do RN, Governo Federal, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan para a restauração do Centro Histórico de Natal. A assinatura do contrato para a elaboração de estudos e projeto executivo para os trabalhos a serem executados na área aconteceu durante a 58º Reunião do Conselho de Turismo Polo Costa das Dunas.

A Reabilitação Urbana do Centro Histórico de Natal, onde são encontrados espaços tombados pelo Iphan, e que fazem parte do sítio histórico de fundação da cidade, será realizada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Turismo, Secretaria de Estado da Infraestrutura, da Fundação José Augusto, e a empresa vencedora da licitação, Cunha Lanfermann Engenharia e Urbanismo LTDA-EPP.

Serão investidos na elaboração do projeto executivo R$ 2.226.916,53, sendo 10% do valor aportado pelo Governo do RN. Os serviços de restauração serão realizados na parte do Circuito Cultural da cidade, que tem 91,1 hectares de construções localizadas no Centro Histórico de Natal. A área a ser trabalhada engloba trechos dos bairros das Rocas, Ribeira e Cidade Alta

A partir desta assinatura do contrato, a empresa Cunha Lanfermann Engenharia e Urbanismo LTDA-EPP terá 270 dias para a conclusão do projeto, que terá a execução acompanhada por uma equipe de técnicos da SETUR, FJA, SIN e do Iphan.

O Centro Histórico de Natal deverá receber nova iluminação, sistema de combate a incêndio, implantação de acessibilidade no acesso aos prédios públicos e passeios públicos, reordenamento viário, áreas para estacionamento, mobiliário urbano e equipamentos de apoio (boxes de informação, guaritas, entre outros), área para serviços de táxis e de guias, calçadões, espaços de lazer, revitalização de logradouros públicos de valor histórico, área de embarque e desembarque para ônibus de turismo, e nova pintura dos prédios que compõem o Centro Histórico.

Estiveram presentes para assinatura do contrato o Secretário de Estado do Turismo Renato Fernandes, Kátia Pinto, Secretária de Estado da Infraestrutura, e Ivanira Machado, Presidente da Fundação José Augusto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário