Pages

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Emendas individuais de congressistas garantem a construção de mais 128 agências, anuncia ministro Garibaldi Filho‏

imageDurante a inauguração das novas instalações da Agência da Previdência Social (APS) do Plano Piloto, em Brasília (DF) – transferida do Setor Bancário Norte para a quadra 502 da Asa Sul – o ministro Garibaldi Alves Filho informou que já foram liberados os R$ 59,8 milhões referentes a emendas individuais destinadas à construção de agências da Previdência Social (APS), apresentadas por deputados federais e senadores ao Orçamento da União de 2012. Ele acrescentou que o dinheiro será suficiente para a construção de 128 agências.

“É importante destacar o papel dos deputados federais e senadores na continuidade do Plano de Expansão da Rede de Atendimento (PEX). No ano passado, com a crise, na iminência de ver esse trabalho ficar comprometido pela falta de recursos, fui ao Congresso Nacional solicitar ajuda. Pedi a cada parlamentar que destinasse uma ou duas emendas individuais para que fossem construídas agências como essa que estamos inaugurando”, declarou Garibaldi Alves Filho.

O vice-governador do Distrito Federal, Tadeu Filippelli, e vários deputados federais pelo Distrito Federal – Izalci Lucas, Ronaldo Fonseca, Geraldo Magela e Paulo Tadeu – participaram da inauguração, realizada na manhã desta quinta-feira (21). A nova instalação possui 10 salas de perícia médica, duas salas de reabilitação profissional e outras duas de serviço social. A APS atenderá ao público das 7h às 17h e é responsável pela manutenção de mais de 220 mil benefícios.

A estrutura tem dois mil metros quadrados e conta com mais de 70 servidores, responsáveis, mensalmente, pelo atendimento de mais de 10 mil pessoas. A agência, que presta todos os serviços previdenciários, também tem capacidade para realizar 1,5 mil perícias por mês.  Os segurados já agendados serão atendidos no antigo endereço, com exceção da perícia médica, cujo serviço será totalmente transferido para a nova sede a partir de segunda-feira (25).

Modernização – A Previdência Social está recuperando e modernizando as agências existentes em todo o Brasil. Todas as unidades de atendimento estão sendo reformadas, ampliadas ou, até mesmo, transferidas para prédios próprios. Também estão sendo construídas 720 novas agências, por meio do Plano de Expansão da Rede de Atendimento (PEX), que irá estender a presença da Previdência Social a mais de 1,6 mil cidades brasileiras. Ao todo, já foram inauguradas 158 APS em todo o Brasil.

Municípios com mais de 20 mil habitantes – onde não há agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que disponha de todos os serviços previdenciários – foram escolhidas para receber as novas unidades. O total de investimentos para a expansão e reestruturação da rede em todo o país é de R$ 1,1 bilhão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário