Pages

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Isaú Vilela assume Secretaria de Estado da Saúde Pública

Posse do Sec Izau Vilela fot Ivanizio Ramos (1)O médico Isaú Gerino Vilela da Silva assumiu na tarde desta quarta-feira (06) a titularidade da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). A solenidade aconteceu no auditório da Governadoria e contou com a presença da governadora Rosalba Ciarlini.

“Nós estamos diante de um grande desafio. Reconhecemos que a Saúde tem graves problemas, precisamos solucionar com um trabalho conjunto. O Secretário tem toda minha confiança, o meu apoio e tenho certeza que, com a experiência que ele tem de toda uma história de vida como professor, diretor hospitalar, médico cirurgião, conhecendo o sistema SUS, nós vamos conseguir melhorar e solucionar problemas que muitas vezes são pequenos, mas que fazem grandes transtornos para a população”, disse a Governadora.

O cirurgião-geral Isaú Gerino Vilela, agradeceu o convite e a confiança da Governadora. “Espero poder retribuir à altura, tão honroso convite”. Ele destacou que as prioridades da Secretaria serão as prioridades da Governadora e que pretende fazer melhor uso do Sistema Único de Saúde, de forma prática e que dê respostas imediatas e eficazes para a população. “Pretendendo ainda conduzir uma gestão voltada para a regionalização do SUS, com investimentos em hospitais regionais e descentralização do Samu. Dessa forma é possível reduzir a busca pelo atendimento de urgência do hospital Walfredo Gurgel”. Ele se mostrou preocupado com o problema do desabastecimento nos hospitais. “É preciso investigar e encontrar soluções para as irregularidades nos repasses de verbas para as unidades de saúde. Temos que resolver o mais rápido possível o problema da falta de leitos nas unidades de terapia intensiva”.

O novo Secretário lembrou que, em sua mensagem anual, a Governadora Rosalba Ciarlini fixou metas, tais como: fortalecer a política de atenção primária e especializada com a criação de quatro redes prioritárias de urgência e emergência, materno infantil oncologia e saúde mental, além das redes da pessoa com necessidades especiais, da pessoa idosa e da oftalmologia; aprimorar a rede de urgência com a expansão e adequação do serviço de atendimento móvel e urgência; construção do hospital de trauma de natal, com a oferta de 120 leitos; promover a atenção à saúde da mulher e da criança, “e essa meta já foi cumprida, como a instalação de um hospital materno infantil, em Mossoró, o Hospital da Mulher Parteira Maria Correia, que está funcionando atualmente com 52 leitos”, disse.

“Trago comigo ferramentas indispensáveis ao gestor público, tais como: laços de amizades, vontade, compromisso e experiência adquirida no dia a dia dentro do âmbito hospitalar. Esse é um momento de unirmos esforços em prol de uma Saúde Pública”, concluiu.

PERFIL

Isaú Vilela tem 34 anos de experiência na profissão médica, 12 deles dedicados à gestão de unidades hospitalares. Ele participou de diversos cursos de qualificação, além de especialização em gestão hospitalar, destacando entre eles a especialização através do curso franco brasileiro, realizado pelo Ministério de Relações Exteriores do Brasil com a França com a elaboração de Manual de Gestão Hospitalar e implantação do Samu nacional aos moldes do Samu do governo francês. Ele foi diretor do Hospital Dr. José Pedro Bezerra (Hospital Santa Catarina) por dois períodos e diretor administrativo do Hospital Professor Luiz Soares (Policlínica) por três anos. Ele é especialista em Administração Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública Brasil/França; pós-graduado em Medicina do Trabalho; membro do Conselho Estadual de Saúde Pública e foi presidente da Comissão de Parecer Técnico da Sesap na gestão de Ivis Bezerra, quando este esteve à frente da Secretaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário